top of page

Foi dada a largada! Pegue seu mapa de leitura e encontre todos os tesouros do Projeto "Ler é Viajar" e "A Hora dos Clássicos"!

O projeto de leitura visa a proposição de obras ficcionais e não-ficcionais de grande relevância da literatura brasileira e mundial.

Para o desenvolvimento do projeto, cada professor elabora uma relação de livros que os alunos devem ler ao longo dos bimestres, inclusive nas férias. E, durante o período, o professor da disciplina trabalha o conteúdo de alguma maneira com os alunos. “Nós damos total liberdade para que nossos professores desenvolvam o trabalho da maneira como acharem melhor. Podem fazer uma peça de teatro com os alunos, trabalhar os temas transversais do livro. E o trabalho culmina com uma avaliação.”

O projeto Ler é Viajar no período da tarde, é desenvolvido pelas professoras do Ensino Fundamental I (de primeiro ao quinto anos).

Segundo a professora de apoio pedagógico, Valdirene Maia, "Ler é viajar no mundo da imaginação, exercitar a criatividade, o faz de conta, através das palavras". No período da tarde, o projeto contempla também a "Sacola Viajante" onde os livros são levados para casa pelo aluno e realizam a leitura em família.

No turno da manhã, a responsabilidade do projeto é da profa. de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, Daniela Maia e do prof. de Literatura  do Ensino Médio, Flávio Maia.

“Para os alunos do Ensino Médio, temos uma pequena alteração. No Ensino Médio, os alunos começam a estudar as Escolas Literárias e a se preparem para o Vestibular. Os livros selecionados priorizam esses dois quesitos: livros solicitados nos principais vestibulares do país e que representam uma determinada corrente literária. E é claro, que, alinhado a isso, temos que priorizar o prazer pela leitura.”, afirma o professor Flávio Maia.

No ensino, atualmente, a subjetividade do aluno está sendo deixada de lado. Cada vez mais eles são instigados na leitura de noticiários, mas a leitura literária tem ficado em segundo plano.

O diretor pedagógico da Escola São João Coopercamp ressalta que “nestes tempos em que tudo está acontecendo muito rápido na vidas desses adolescentes, muitas vezes eles se detêm com filmes e séries e não param para aproveitarem uma boa leitura. E o projeto tem esse intuito. E é importante ressaltar que trabalhamos com diversas plataformas de leitura.

Boa leitura a todos!

3EM.png